Aquários contemporâneos, uma experiência mística da vida marinha

Aquários são construções com um programa bastante específico que têm como objetivo oferecer aos visitantes uma experiência quase mística: observar de perto a vida marinha. Com uma programação diversificada, muitas vezes incluem instalações para reabilitação e conservação, bem como espaços educacionais para apoiar o aprendizado e a descoberta. Hoje, os aquários modernos oferecem vislumbres da vida aquática tanto acima quanto abaixo da água.

Aquários contemporâneos, uma experiência mística da vida marinha - Mais Imagens+ 4

Cortesia de Adam Mørk

O ofício de um aquarista data milênios e foi desenvolvido ao longo do tempo para incorporar um equilíbrio entre animais, oxigênio e vida vegetal. Os aquários contemporâneos são construídos com estratégias organizacionais intencionais que controlam as vistas e a circulação por meio de várias exposições. Com cuidadosa atenção à iluminação e manutenção, são desenvolvidos como criações particulares e comerciais que equilibram sistemas de filtração e condicionamento. Celebrando um mundo azul, os seguintes aquários usam a arquitetura para enquadrar a experiência e fomentar novas maneiras de aprender.

The Blue Planet / 3XN

Cortesia de Adam Mørk

Inspirado pela forma da água em movimento interminável, o novo Aquário Nacional da Dinamarca, The Blue Planet, tem a forma de um grande redemoinho onde o próprio prédio conta a história do que está sendo exposto no seu interior. O conceito de redemoinho tem origem numa narrativa sobre a água e, como imagem, é ao mesmo tempo abstrato e figurativo. O projeto desperta a atenção com suas lâminas em movimento espiral mudando drasticamente de acordo com o ângulo de visão, distância e condições de luz do dia.

Aquatis Aquarium / Richter Dahl Rocha & Associés

© Fernando Guerra

Projetado pelo escritório Richter Dahl Rocha & Associés, o Complexo Aquatis faz parte do Biopôle, um parque centrado nas ciências naturais e em rápido desenvolvimento na região norte de Lausanne. O estacionamento de 1200 lugares forma a base estrutural do projeto. Sua forma incomum acompanha a área construída e os contornos do terreno, oferecendo amplas vistas para o lado sul, nos seus três níveis. 

Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD

© Jure Živković

O aquário de água doce de Karlovac está localizado junto ao rio Korana. O volume do edifício é parcialmente escavado no solo e coberto com aterros de terra e vegetação de suas bordas externas. O conceito de projeto foi inspirado no centro histórico da cidade "Karlovac star", cercado por "Šanci" - muros e montes defensivos de terra. O objetivo era criar um novo ponto focal na cidade e validar o calçadão junto ao rio.

Antalya Aquarium / Bahadir Kul Architects

© Ket Kolektif

As principais decisões do projeto foram determinadas pela intenção de fazer desaparecer sua silhueta e criar harmonia com a topografia existente. O recuo no térreo cria uma área pública sombreada para proteger do sol e aproveitar o vento. Esta área pública sombreada é o ponto de aproximação, reunião e difusão do projeto do aquário. O envoltório desta área determina os equipamentos de informação e alimentação, anfiteatro e bilheteria com suas curvas e ondas.

Mora River Aquarium / PROMONTORIO

Cortesia de Promontorio

Este aquário está localizado em Mora, um pequeno município da região norte de Alenjeto. Dada a necessidade de transferir o desenvolvimento regional da dependência de uma economia agrícola, cada vez mais fraca, para o mercado do turismo ambiental e do lazer, o município lançou um concurso de projeto para um aquário que deveria de alguma forma incorporar os paradigmas da biodiversidade do rio ibérico.

Museu de Ciências Phillip and Patricia Frost / Grimshaw Architects

© Chad Baumer

O Museu de Ciências Phillip e Patricia Frost, em Miami, Flórida, reúne um aquário, um planetário e um museu de ciências em um campus no Museum Park, centro de Miami. O projeto foi feito para aproveitar o sol abundante da cidade, as brisas oceânicas da Baía de Biscayne e as vistas para um horizonte em crescimento no centro da cidade.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Aquários contemporâneos, uma experiência mística da vida marinha" [Building Wonder: Global Aquariums Capture a Blue World] 22 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941923/aquarios-contemporaneos-uma-experiencia-mistica-da-vida-marinha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.